Saúde Bucal da Criança

sábado, 18 de fevereiro de 2012




SAÚDE BUCAL NA CRIANÇA
 

 Desde os primeiros dias de vida, a adoção de cuidados com a saúde bucal deve ser estimulada e motivada pelos profissionais da equipe de saúde. A prática de hábitos de vida saudáveis irá prevenir o aparecimento de doenças bucais na primeira infância, repercutindo na promoção à saúde para toda a vida.
Nesse primeiro momento, deve-se ouvir a família e observar o comportamento do recém-nascido. Orientar as dúvidas que os pais e os familiares tiverem, como: aleitamento materno; uso de bicos e chupetas; sucção digital (chupar o dedo); higiene bucal; uso de creme dental; alimentação; e manifestações mais frequentes.

Dentição de leite:

Para que servem os dentes de leite?






*Mastigar;
*Falar;
*Sorrir;
*Guiam os dentes permanentes para nascerem;
*Guardam o lugar dos dentes permanentes;
*Ajudam as arcadas dentárias a se desenvolverem (devido
ao exercício muscular propiciado pela mastigação);
*Servem para começarmos a aprender a ter higiene bucal.
 

Os dentes de leite são em número de 20:
Oito incisivos: ficam na frente, sendo tanto superior quanto inferior
Quatro caninos: ao lado dos incisivos
Oito molares: ficam atrás dos caninos, no fundo da boca
Os dentes de leite devem ser bem cuidados, para que possamos
ter os permanentes saudáveis.


Higiene bucal
Os bons hábitos alimentares e de higiene bucal na família irão interferir no comportamento das crianças. Por essa razão, os cuidados da higiene bucal e ainda na mudança de alguns hábitos alimentares, como a redução do uso do açúcar no eite, em sucos ou chás. A limpeza da cavidade bucal deve ser iniciada antes mesmo da
erupção dos dentes. Deve-se orientar a utilização de um tecido limpo (gaze ou fralda) umedecido em água filtrada ou fervida, mas em temperatura ambiente, massageado suavemente a gengiva. Além de higienizar a cavidade bucal, esse procedimento tem o objetivo de condicionar o bebe à adoção de hábitos saudáveis futuramente.

  Escovação:
Com o aparecimento do primeiro dente, inicia-se a fase do uso da escova dental, que deverá ser de cabeça pequena e as cerdas arredondadas e macias, mas sem a pasta de dente. O creme dental com flúor só deverá ser utilizado quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso. 

Criança que ainda não sabe cuspir não deve usar pasta de dente com flúor, pois ela pode engolir essa pasta e vir a ter um problema conhecido como fluorose, que é o aparecimento de manchas esbranquiçadas e/ou má formação dentária. Seguir as recomendações da equipe de Saúde Bucal quanto à quantidade segura de creme dental para a criança e a frequência de escovação, pois isso é fundamental para prevenir a cárie precoce e a fluorose.

Até que a criança adquira coordenação motora, o cuidado
com sua higiene bucal deverá ser delegado aos seus pais
ou responsáveis.

Até que a criança adquira coordenação motora, o cuidado
com sua higiene bucal deverá ser delegado aos seus pais
ou responsáveis.


Fio dental:
O uso do fio dental é tão importante quanto o uso da escova de dente. Ele garante a retirada dos restos de alimentos entre os dentes e da placa bacteriana. O seu uso deve ser estimulado na medida em que a criança for crescendo e iniciado assim que se estabelecer o espaço entre dois dentes. saudável, sem açúcar. Incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras e evitar alimentos industrializados (refrigerantes, bolachas, salgadinhos, balas, doces, chocolates).
Orientar a mãe, o pai ou quem cuida da criança para ir regularmente ao serviço de saúde para avaliação e prevenção de cárie.
Alterações em saúde bucal mais frequentes nas crianças
Candidíase bucal:

Conhecida como “sapinho”, é uma doença infecciosa causada por fungos. Apresenta-se como uma placa esbranquiçada e mole que recobre a língua, bochecha ou palato mole (céu da boca mais posterior). A candidíase é encontrada com maior frequência em bebês entre zero e três meses de idade. Caso você ou a mãe identifique esses sinais, oriente a procurar a UBS.
Língua geográfica:
São áreas lisas localizadas na língua com margens limitadas e bem definidas que imitam o formato de um mapa, por esse motivo que se denomina de língua geográfica. O ACS pode ficar tranquilo ao ser questionado sobre essa manifestação bucal, pois ela não necessita de nenhum tratamento. Porém, em caso de dúvida, sempre comunique sua equipe e discuta sobre o caso para ter mais informações.
Gengivite de erupção:
É uma inflamação localizada na gengiva devido ao surgimento dos primeiros dentes de leite. O bebê pode sentir dor, febre e recusa à alimentação. Deve-se orientar a mãe e familiares que essa situação é comum e que o bebê pode ficar irritado, mais choroso e precisar de mais carinho e atenção. O ACS pode indicar algumas medidas caseiras, como chá gelado de camomila ou malva e procurar o dentista da área.
Hematoma de erupção:
É uma lesão de coloração azulada na região do dente que está nascendo. Os pais, geralmente, ficam preocupados devido à coloração, mas é importante tranquilizá-los, pois não é dolorido e não necessita
de tratamento.
















































0 comments

Postar um comentário